Record terá prejuízo milionário com 7a temporada de A Fazenda – Noticias da TV

O Daniel Castro hoje no Noticias da TV  – Segundo estimativas do mercado publicitário, o déficit desta ediçao de A Fazenda deverá bater na casa dos R$ 25 milhoes. O programa custará à Record aproximadamente R$ 50 milhoes. No melhor cenário, deverá arrecadar metade disso com cotas de patrocínio, merchandising e comerciais avulsos.

Temendo baixarias como as registradas nas ediçoes anteriores do reality show rural, anunciantes fugiram de A Fazenda. A Record só conseguiu vender 3 das 4 cotas nacionais de patrocínio que ofereceu ao mercado. E teve que fechar uma cota que na tabela saía por R$ 68 milhoes por R$ 4 milhoes (!) Duas cotas, para Itaipava e Nestlé, foram acertadas 2 dias antes da estreia. A 3a, da Hypermarcas (Engov), foi vendida nesta semana, após a estreia. As Casas Bahia compraram um cota local, que dá direito apenas a anúncios nos intervalos.

Estima-se que a Record vai arrecadar R$ 12,5 milhoes líquidos com os patrocinadores. Os executivos de vendas da emissora terao que suar a camisa para conseguir mais R$ 12,5 milhoes com merchandisings e anúncios avulsos.

A Fazenda é um programa muito caro. Mais de 200 profissionais trabalham na produçao, 24 horas por dia. A emissora gasta muito dinheiro com horas extras e deslocamentos, uma vez que o reality é gravado em Itu, a 100 km de SP. O custo é equivalente ao das novelas da emissora. Cada 1 dos cerca de 90 episódios do reality sai por pouco mais de R$ 500 mil, mesmo patamar da teledramaturgia.

Em 2012, quando A Fazenda tinha mais prestígio no mercado e mais audiência dos telespectadores, o programa já nao deu lucro. A emissora arrecadou os mesmos R$ 43 milhoes que investiu na produçao.

Para piorar, neste ano a audiência está menor. O programa teve a pior estreia de todas as temporadas. Na última 3a, já ficou atrás do SBT na Grande Sao Paulo.

publicidade

publicidade