Robô diretor de criaçao competiu com publicitário de carne e osso – adivinha quem ganhou?

Lembra que, no início do ano, a McCann do Japao contratou um diretor de criaçao robô? Especulava-se que fosse piada de 1º de abril, mas nao. Tanto é que a agência resolveu colocar o robozinho para competir com um ser humano. Em junho, a McCann criou 2 comerciais para a marca Clorets Mint Tab, da Mondelez, e pediu que as pessoas votassem online naquele que comunicava melhor a mensagem do produto. Um dos comerciais foi criado por Mitsuru Kuramoto, diretor de criaçao e roteirista de TV. O outro, por AI-CD β. Ambos foram instruídos a criar um filme que comunicasse a ideia que as pastilhas de menta refrescam o hálito instantaneamente, com efeito que dura 10 minutos. A votaçao ficou aberta entre os dias 06 de junho e 28 de agosto e, quando votaram, as pessoas nao sabiam quem tinha criado qual anúncio. No fim das contas, o diretor de criaçao de carne e osso venceu – 54% contra 46%. O publicitário com inteligência artificial nao se saiu mal, portanto, mas o Ad Age lembra que ele teve muita ajuda de gente de verdade. Primeiro porque trata-se basicamente de um programa que analisa trabalhos criativos antigos e propoe um conceito geral para uma nova campanha. Nesse caso, a sugestao de AI-CD β foi a seguinte – “transmitir ‘selvagem’ com uma cançao em tom urbano, deixando uma imagem de refrescância com um sentimento de liberdade.” E segundo porque, a partir de entao, humanos assumiram o trabalho. Vale isso? ;-) Abaixo você confere os 2 comerciais.

Comercial vencedor criado por Mitsuru Kuramoto

Comercial criado pelo publicitário robótico AI-CD β

publicidade

publicidade