Será que agora até o Google paga bônus por volume (BV) no Brasil?

Suprema vergonha – antes era só a turma de dinossauros das agencias em conluio com os comerciais dos veiculos. Agora até o Google estaria metido nisso. Estaria mesmo? Materia de Nelson de Sá e Marcelo Soares que saiu no fim de semana na Folha para assinantes® afirma que sim. Diz que a informaçao é confirmada por 2 agências de publicidade e pelo presidente do IAB Brasil (Internet Advertising Bureau), Rafael Davini – “Pelo BV, introduzido pela Globo nos anos 1960 e adotado hoje por quase todos os veículos, inclusive a Folha, toda agência recebe comissao por direcionar anunciantes, e esse pagamento cresce de acordo com o volume anunciado” – anotam Nelson e Marcelo.

Por enquanto, só negativas – ou falta de resposta clara – Questionado, porta-voz respondeu que o Google “nao comenta detalhes comerciais do relacionamento com nenhum de seus clientes, em nenhum país”. Entrevistada para a materia, Regina Augusto, do Meio&Mensagem, admite que “o Google já é dado no setor como 2o grupo em publicidade, à frente de Record e Abril” – “Só perde mesmo para a Globo” – disse.

Ligeiro manual do BV

A bonificaçao por volume (o BV) surgiu no início dos anos 60 com o objetivo de ser uma política de incentivo ao aperfeiçoamento das agências de propaganda, seja no que se refere ao desenvolvimento de profissionais, seja pela aquisiçao de ferramentas que contribuíssem para melhorar a qualidade do trabalho. Criado pele Rede Globo – e logo adotado pela Editora Abril, com o passar dos anos o modelo se espalhou por outras empresas e setores da mídia.

O BV é o pagamento de um bônus às agências, proporcional ao investimento total feito pelos seus clientes em um determinado veículo. Em outras palavras, quanto mais publicidade destinada a 1 veículo, maior é o BV recebido.

Como exemplo, tomemos uma agência que possua 5 anunciantes que somam uma verba de mídia de R$ 50 milhoes em 1 ano, e que direcione pouco mais de 50% desse total (R$ 25 milhoes) ao veículo ‘X’.

Este, por sua vez, adota uma tabela para o pagamento de BV progressivo, segundo a qual investimentos de até R$ 20 milhoes dao direito a um bônus de 5%; de R$ 20 milhoes a R$ 25 milhoes, um bônus de 7,5%; para investimentos acima de R$ 25 milhoes, o incentivo é de 10% (…..) Assim, no início do ano seguinte, a agência receberá do veículo ‘X’ valor de R$ 2,5 milhoes como bonificaçao.

Manual redigido por Iris Freitas Duarte saiu no viomundo ao pé de uma materia do Marcelo Coutinho no Blue Bus que o site republicou em 2011 veja aqui

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