Snowden no #SXSW – Uma nova indústria irá surgir – a da preservaçao da privacidade

Snowden no telao

Tudo sobre sxsw patrocinio Santander, o banco do Blue Bus

O dia por aqui começou bem – no meu caso, com duas palestras sobre o vazamento de informaçoes da NSA causado por Edward Snowden. Para viabilizar a segunda, uma conversa com Snowden em pessoa via google Hangout, a organizaçao do evento precisou usar 7 servidores proxy, pra evitar que alguém pudesse impedi-lo de falar (pelo que vi no Twitter, um senador tentou!)

A tônica da conversa, no caso de hoje, foi bastante focada em privacidade e segurança. Muito se falou sobre o “bulk collection” – que nada mais é do que a coleta indiscriminada de informaçao – sobre qualquer coisa e qualquer um. Snowden diz que foi a descoberta deste tipo de vigilância de massa que o levou a fazer as revelaçoes que fez – ele entende que isto fere a Constituiçao americana e por isso agiu (aliás, nao por acaso, o backdrop da entrevista dele era a Constituiçao).

Uma das partes mais importantes pra nós, leigos em algoritmos e código, foi a que falou sobre a disparidade entre o que os governos e as empresas sabem de nós (cada vez mais) e o que nós sabemos deles (cada vez menos). Qualquer semelhança com a “fumaça” que Assange disse encobrir nossa realidade nao é mera coincidência…

No final, todos fomos chamados a tomar responsabilidade – tanto por “vigiar o governo” e as grandes corporaçoes pra nao deixá-los abusar de nossas informações quanto por retomar o controle da nossa privacidade – Através da boa e velha criptografia – Segundo Snowden, a versao moderna de “Defense from the Dark Arts” (ele deve ser fã de Harry Potter!).

A mensagem final: veremos, no futuro próximo, uma nova indústria surgir – a da preservaçao da privacidade.

Juliana Nascimento é diretora de Grupo de Contas na AlmapBBDO e Blue Bus Fellow

publicidade

publicidade