#SXSW A ciência comparada com a arte e a q vc pode comprar no Walmart

Tudo sobre sxsw patrocinio Santander, o banco do Blue Bus

A ciência no cotidiano das pessoas foi o tema das duas últimas palestras que vi hoje. A primeira, com o superstar Adam Savage (ele mesmo, o dos Caçadores de Mitos!), fez um paralelo muito interessante entre arte e ciência – e, a exemplo do que já havia falado Neil DeGrasse no seu keynote, reiterou a importância de focar no “aprendizado pelo fazer”.

Savage provocou a platéia a experimentar “fazer ciência” no dia a dia, seguindo 3 mandamentos simples: (1) Faça uma pergunta (2) Pense numa hipótese que a responda (3) Teste sua hipótese através de experimentos.

Logo depois dele, fui ver um painel com Joi Ito, do Media Lab, e Bruce Sterling (um dos fundadores do #sxsw e escritor de ficçao científica). Eles também falaram sobre a ubiquidade da ciência – dizendo que “nós hoje vivemos numa história de ficçao científica. Você pode comprar sci-fi (a de verdade, nao o livro!) no Walmart” – O que muda é que hoje temos uma capacidade ímpar de discutir as implicaçoes da tecnologia.

Das duas, saí com a mensagem que Savage deixou pro final, nos aconselhando (1) Preste atençao (2) Participe (e questione!) E (3) Nao acredite em quem te disser que algo está além de sua compreensao.

Juliana Nascimento é diretora de Grupo de Contas na AlmapBBDO e Blue Bus Fellow

publicidade

publicidade