Alfabetizaçao tecnológica – a importância de entender programaçao nos dias de hoje

É inegável que o cotidiano atual está imerso em tecnologia e transitar nesse mundo em que bits e bytes sao tao comuns vai exigir um tantinho de conhecimento sobre o funcionamento dos gadgets que gerenciam e facilitam nossos dias. Por isso que algumas iniciativas como a Codecademy sugerem que todos deveriam entender ao menos alguns rudimentos de programaçao para compreender melhor como os dispositivos funcionam e evitar gafes como a desses europeus, que nao tinham a menor ideia da diferença entre redes Wi-Fi e 3G.

Na Estônia, por exemplo, todas as crianças da rede pública terao aula sobre programaçao computacional – será que é um exagero? Vint Cerf, que criou o TCP/IP e ajudou a ‘inventar’ a internet, acredita que nao é preciso chegar a tanto, mas que é necessário valorizar essa possibilidade trazida pela ciência e pela tecnologia.

Acredito que iniciativas como a da Estônia sao bem válidas – assim como uma série de matérias que as crianças julgam desnecessárias, o entendimento de como funciona um programa de computador ou um site pode ser tao útil quanto matemática e português em um futuro próximo.

Apesar de nao ter seguido carreira como analista de sistemas, acredito que o ensino técnico em informática me abriu algumas portas e também facilitou o desenvolvimento de outras boas ideias – quando se tem o domínio das ferramentas tecnológicas, o mundo pode ficar mais fácil e interessante, e iniciativas incríveis podem ter dimensoes ainda maiores. Além do que, entender o funcionamento de um ‘if-then-else‘ nao vai torturar mais as crianças do que aprender seno ou cosseno  =) Com VentureBeat.

Leia tambem O que é que tem dentro de 1 tablet, tecnologia para crianças.