Confeiteiro atrai multidao e mostra que TV paga tem força de TV aberta

Ao atrair uma multidao para um shopping de Sao Paulo, no último domingo, parando o trânsito na marginal Pinheiros, o confeiteiro norte-americano Buddy Valastro mostrou que a TV por assinatura já é um fenômeno de massa e tem força de televisao aberta. O serviço já está presente em quase 30% dos lares do Brasil, e os programas de Valastro foram vistos por 10 milhoes em 1 ano e meio

Do Daniel Castro, hoje, no seu Noticias da TV

Um fato relevante passou quase despercebido pela imprensa. No último domingo, uma multidao lotou o shopping Eldorado, um dos maiores de Sao Paulo. O evento estava marcado para as 16:00, mas 8 horas antes, o shopping já estava cheio. Às 13:00, as quase 3.000 vagas do estacionamento estavam todas ocupadas. Durante a tarde, o trânsito nas cercanias do Eldorado parou, travando a marginal Pinheiros, uma das principais vias expressas da cidade.

O mais intrigante é que a multidao nao estava atrás de um rock star, muito menos convocada pela Globo para uma tarde com o mais querido dos galãs. Eram fãs de Buddy Valastro, 37 anos, o Cake Boss, um confeiteiro norte-americano, apresentador de programas de TV exibidos no Brasil por dois canais pagos, o Discovery Home & Health e o TLC.

“Saí de casa às 8 da manha para tentar pegar uma senha para tirar fotos com ele. Mas cheguei no shopping e já havia uma fila imensa, gente que tinha dormido na fila”, conta a dona de casa Ivone Bernardo Lulho Bonjoch, 47. “Sou fã dele porque ele faz bolos exóticos, porque gosto de reality shows e porque ele conta a história de cada bolo. O Buddy é muito simpático, parece que ele está na sua cozinha”, justifica a fã.

Valastro tem fãs como Ivone em todo o país. No evento de domingo, havia gente do Acre, de Natal e Porto Alegre. Do interior de Sao Paulo, vieram caravanas em ônibus. Todos queriam apenas tirar uma foto ou ver Valastro preparando bolos a poucos metros de distância. Nao existem números de quantas pessoas foram ao shopping só por Valastro. Em dias “normais”, o Eldorado recebe 40 mil visitas. Domingo foi mais do que “normal”.

“A multidao que foi atraída ao shopping Eldorado participou de um momento histórico da TV por assinatura no país. O que aconteceu domingo passado foi um marco, um “case”. Pela primeira vez, a TV paga mostrou que tem uma força que até entao se pensava só existir na TV aberta. A TV paga mostrou que, sim, é um fenômeno de massas”.

“Um fenômeno que os números do Ibope nao revelam de uma só vez. Os programas de TV por assinatura raramente superam a marca de 1 ponto. Numa perspectiva maior, no entanto, sao relevantes. De janeiro de 2013 a junho de 2014, mais de 10 milhoes de telespectadores diferentes viram pelo menos 1 dos 3 programas de Buddy Valastro em cartaz nos canais do grupo Discovery”.

Texto na integra

publicidade

publicidade