Ganhei um Leao em Cannes, e daí? – o depoimento de um publicitário anônimo

O AgencySpy publicou, nessa 5ª feira, o depoimento de um publicitário, que preferiu manter o anonimato, sobre a experiência de ganhar um Leao em Cannes e o que de fato isso representa para ele. Abaixo, na íntegra, traduzido. A propósito, vale a pena conferir as críticas e os elogios ao texto na seçao de comentários do site – e também relembrar o depoimento de Amir Kassaei, CCO da DDB Worldwide, sobre o que ele acredita ser a principal razao para aguém trabalhar na indústria publicitária.

Na semana passada eu ganhei um prêmio no Cannes Lions.

Estou me mantendo anônimo porque nao quero parecer ingrato. Estou honrado pelo prêmio, mas sempre me senti um pouco constrangido em inscrever a ideia. A intençao era ajudar pessoas, nao explorá-la para meu benefício pessoal. De qualquer forma, eu levei para casa um objeto que me tornou membro de um certo clube. Ao mesmo tempo, nao posso dizer que estou muito animado com isso.

Compare isso à culpa do sobrevivente, se quiser.

Muitos dos meus amigos me parabenizaram, mas eu também pude sentir a decepçao que eles sentiram com o fato de suas ideias nao terem vencido. Isso tornou todo o processo um pouco contraditório porque, em um mundo ideal, todos seriam recompensados de alguma forma por seus esforços. Eu quero dizer, imagine se nós aplicássemos esse modelo ao universo da medicina: um transplante de coraçao é melhor do que outro?

A publicidade é difícil. Projetos levam meses para sair do chao, o processo é frustrante, e há muitas formas pelas quais sua ideia pode morrer: seu chefe pode matá-la. Seu cliente pode matá-la. Algum grupo de pesquisa pode matá-la. O elenco pode ser uma m****. A ediçao pode ser completamente diferente do que você tinha em mente. Os consumidores podem reclamar. O apoio da mídia por trás dela pode ser patético.

Mesmo que você passe por todos esses obstáculos, a probabilidade de que outros na indústria odeiem sua ideia é muito alta.

Apesar de tudo isso, pelo menos você fez alguma coisa. Isso nao é pouca coisa, e se você de fato alguma vez trabalhou em uma campanha, você nao deveria precisar de um pedaço de ouro falso para validar qualquer orgulho que você sinta. Isso é ainda mais verdadeiro em relaçao aos ‘banners ads’, entao se você conseguiu apenas uma mençao em um shortlist em Cannes você deveria estar feliz porque os maiores talentos da indústria gostaram da sua ideia.

Sim, é fácil para mim falar que superei isso, especialmente porque eu ganhei. Mas isso realmente nao faz da minha ideia mais legítima do que aquelas que perderam ou daquelas que nem foram nomeadas.

Festivais de premiaçao sao importantes para reunir o melhor trabalho do ano que passou, mas eles também podem causar um pouco de dano, além de desenhar uma linha invisível entre alguma definiçao arbitária de sucesso e fracasso. Isso é bobagem porque, como aprendemos mais uma vez este ano, algumas das ideias ‘perdedoras’ sao mais reais do que aquelas que ganharam. Focamos tanto nessas estátuas estúpidas que estamos dispostos a mentir para nós mesmos sobre a legitimidade de nossos próprios projetos apenas para conseguir reconhecimento. É meio vergonhoso, sério.

Se você é um criativo, tente obter algum prazer no fato de ser pago para trabalhar com isso. Nao fique muito decepcionado se você nao ganhar nada. Lembre-se que os organizadores de Cannes ganham um monte de dinheiro com o seu trabalho e que a política por trás do evento pode ser tao repulsiva quanto você espera. Há algo a dizer simplesmente por ter um projeto para inscrever.

Como Ron Swanson disse certa vez, “Nao comece a buscar aplausos e aclamaçao. Esse caminho leva à loucura.

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