Imaginar é antecipar? Quem disse q o futuro nao pode ser bacana? Tania Savaget

Há algum tempo tive a oportunidade de conhecer o trabalho da Lala Deheinzelin e o seu Crie Futuros. Assisto as palestras, tenho o livro, que sempre consulto. No meu primeiro contato com seus estudos fiquei bastante impressionada com muitas imagens de livros, storyboards de filmes e capas de discos que traziam uma antecipaçao de muitas das coisas que estamos vivendo hoje. Pessoas falando com outras numa tela, computadores domésticos, comunicaçao em tempo real com o mundo todo, enfim, coisas que fazem parte da nossa vida diária mas que eram pura ficçao científica no passado.

Se tem uma coisa que nossa espécie humana faz bem, sem dúvida nenhuma, é imaginar. Nossa imaginaçao nos levou a criar coisas incríveis. Algumas boas, outras nem tanto, mas que deixam nossas marcas pelo planeta e pela história. A Lala fala sobre como é importante projetarmos futuros onde a gente queira estar. E o que vemos nos blockbusters, na  grande midia e em muitas obras literárias, é um futuro sombrio, com grandes explosoes, guerras, competiçao. Nada muito animador. Em oposiçao a isto, podemos imaginar futuros mais bacanas e levá-los para nosso trabalho e para as marcas e suas expressoes, concorda?

Um recente trabalho da Book Culture, editora independente, mostra um pouco desta nossa capacidade de imaginar. Uma imaginaçao que quase prevê o futuro mas que, na minha visao, ajuda a construi-lo. Para quem quiser ver, este é o link – http://theinspirationroom.com/daily/2014/book-culture-imagination-got-there-first/. E para quem quiser acompanhar o trabalho do Crie Futuros entre em http://laladeheinzelin.com.br/crie-futuros/

publicidade

publicidade