Pobre Google, nao querem ver no buscador a vida real – jura q é isso mesmo?

Carollne Doudet, reproduçao Google

A importância de estar bem posicionado no serviço de buscas foi um dos pontos levados em consideraçao pela Justiça francesa ao condenar uma blogueira. Ela foi punida por escrever uma dura crítica que “aparecia bem demais” no Google (!) A decisao determina que Caroline Doudet altere o título da publicaçao e prevê que ela pague uma indenizaçao ao proprietário do estabelecimento.

Noticia na BBC diz que o texto titulava “O lugar para evitar em Cap-Ferrat: Il Giardino” – a blogueira se queixava do serviço que recebeu ao visitar a lanchonete em agosto de 2013, e acusava o proprietário de “má atitude”. De acordo com documentos do processo, a crítica aparecia em 4o lugar quando alguém fazia uma pesquisa pelo nome do restaurante.

O proprietário alegou que o texto prejudicava seu negócio “injustamente” e teve a justificativa aceita por um juiz de Bordeaux, que entende que os danos ao empresário foram agravados pelo número de seguidores do blog de moda e literatura de Caroline, o Cultur’elle, cerca de 3 mil fãs (!)

A sentença prevê que a blogueira deve alterar o título da publicaçao sem usar a construçao “o lugar para evitar” e pagar 1,5 mil euros (aproximadamente R$ 4,5 mil) ao restaurante.

O post já foi deletado. Para Caroline, a medida judicial faz com que seja crime estar no topo das pesquisas em serviços de busca da internet“Esta decisao cria um novo crime, o de ‘aparecer bem demais (em um buscador) ou de ter uma influência muito grande”, disse à BBC.

Apesar de aceitar o pedido do proprietário de alterar a publicaçao, o juiz limitou a decisao apenas ao título do post. “Venho trabalhando 7 dias por semana há 15 anos. Eu nao podia aceitar isso”, diz o empresário reclamante – “As pessoas podem criticar, mas há uma maneira de fazê-lo – com respeito. E esse nao foi o caso”, completa.

Via Portal Imprensa

publicidade

publicidade