120 milhoes de meninas c/ menos de 20 ja sofreram algum tipo de violência sexual

O relatório do Fundo das Naçoes Unidas para a Infância (Unicef) divulgado na última quinta-feira (4) apresenta dados alarmantes. Cerca de 120 milhoes de meninas com menos de 20 anos em todo o mundo já sofreram algum tipo de violência sexual, o que representa um caso de abuso em cada 10 meninas. O levantamento reúne dados de 190 países sobre abusos físicos, sexuais e mentais. E ainda revela que quase metade das adolescentes entre 15 e 19 anos acredita que “um marido tem direito de bater na esposa em determinadas circunstâncias”.

Para a integrante da Sempreviva Organização Feminista (SOF) Sônia Coelho, os dados mostram o conservadorismo que tem crescido na sociedade, principalmente em relação aos direitos das mulheres – “É alarmante ver como a violência ainda é usada como instrumento poderoso para manter a opressao das mulheres, para manter as mulheres em um espaço de subordinaçao e como essa violência, apesar de tamanha gravidade, é banalizada”.

Ainda de acordo com o relatório, 1/5 das vítimas de homicídios em todo mundo é de crianças e adolescentes com menos de 20 anos. Ao todo, foram cerca de 95 mil mortes em 2012. No mesmo período, o Brasil registrou 11 mil assassinatos entre crianças e adolescentes de zero até 19 anos. O número deixa o país atrás apenas da Nigéria, com quase 13 mil crimes dessa natureza no período.

Radioagência Brasil de Fato, Daniele Silveira

publicidade

publicidade