A banda lenta brasileira – velocidade de conexao ainda distante da média mundial

Embora apresentando um crescimento de 11% sobre 2013, a velocidade média de conexao no Brasil (3 MBPS, megabits por segundo) ainda permanece distante da média mundial (4,5 MBPS), deixando o país na 89ª posiçao em termos globais (a campeã, Coréia do Sul, apresentou uma velocidade média de 22,2 MBPS). Estes sao alguns resultados do “State of Internet Report“, divulgado recentemente pela Akamai. Em termos de conexoes móveis, nao estamos muito melhor, com apenas 2,2% das conexoes neste formato acima de 4 MPBS.

No caso brasileiro, este é o desafio para um dos segmentos da publicidade que mais cresce no mercado digital: vídeos online. Segundo o Advertising Age (citando números da eMarketer), o investimento nesta modalidade deve quase dobrar de tamanho entre 2015 e 2019 nos EUA, passando de USD 7,7 bi para USD 14,4 bi. Faltam estimativas precisas para o Brasil, mas eu nao ficaria surpreso se, em termos relativos, o investimento em outras categorias digitais (mobile, programática) crescer de forma mais acelerada que o de vídeo, por conta da combinaçao de falta de infraestrutura com os oligopólios de oferta e comercializaçao.

publicidade

publicidade