AB InBev acusada de conduta “desprezível”, mas agências nao aderem a boicote

A MAA (Marketing Agencies Association) denunciou em março o que considera uma conduta “desprezível” por parte da AB InBev com as agências de publicidade. A associaçao sugeriu um boicote das agências à cervejaria, dona de marcas como Corona, Budweiser e Stella, que deveria ter começado nessa 3ª feira, dia 07. As agências, no entanto, se recusaram a aderir, por razoes consideradas “compreensíveis, dada a sua vulnerabilidade”, diz a Brand Republic. Segundo a notícia, a AB InBev abriu um processo de concorrência no qual as agências deveriam dizer quantas horas elas poderiam trabalhar de graça e se elas considerariam estender o prazo de pagamento para além de 120 dias. Também foram perguntadas sobre quanto além dos 5% de desconto estipulados pela cervejaria elas estariam dispostas a oferecer. Apesar do fracasso no planejado boicote, a MAA diz que está reunindo apoio de agências dos EUA para acabar com práticas de mercado consideradas exploradoras. Chris Arnold, fundador da agência Creative Orchestra, pede que o mercado publicitário “demonstre determinaçao e enfrente essas empresas cuja bússola moral está apontando na direçao errada”- “O que precisamos na indústria é de uma política de pagamentos justa. Nao existe argumento para ampliaçao do prazo de pagamento, é um princípio antiético”, afirmou. Obrigado ao Mauricio Machado pela dica.

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