Adultos precoces ou mini cidadaos – a influência da comunicaçao – Tania Savaget

Meu trabalho final na faculdade de Comunicaçao Social da PUC no Rio, nos anos 90, tratava da influência da propaganda nas escolhas das crianças. Já naquela época os comerciais, as embalagens, os anúncios em revistas infantis traziam muitos estímulos para um consumo exagerado e, mais do que isto, para direcionar pais e filhos sobre o que é bom, certo, saudável.

Hoje, com muito mais acesso a informaçao, as crianças estão reproduzindo comportamentos e atuando como adultos precoces. Uma matéria recente falando sobre os mini MCs que tratam de violência, sexo, ostentaçao e muito consumo mostram como a questao se ampliou e está cada vez mais difícil de ser controlada. A diferença entre o que falam e o que fazem mostram como se trata de um mimetismo do mundo adulto que nao combina com o universo infantil.

Ainda bem que estas mesmas informaçoes podem se transformar em movimentos a favor de uma comunicaçao mais adequada às crianças e seus pais, que se unem em torno de questoes importantes para a disseminaçao de posturas mais colaborativas, que acolhem a diversidade, levam em conta o entorno, a brincadeira, a imaginaçao. É ela que vai ajudar a formar mini cidadaos mais conscientes do que consomem e de como querem construir o futuro.

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