Ajude a Freedom of the Press Foundation a ajudar projetos como o Wikileaks

Um grupo que reivindica maior transparência governamental fundou uma organizaçao sem fins lucrativos para servir como canal de financiamento de projetos como o Wikileaks. A Freedom of the Press Foundation tem como objetivo isolar as pressoes políticas e comerciais contra iniciativas pró-transparência.

Entre os membros estao Daniel Ellsberg, famoso por vazar documentos secretos sobre as relaçoes do Pentágono com a Guerra do Vietnã; Glenn Greenwald, jornalista do The Guardian; John Perry Barlow, fundador de uma organizaçao pelo direito de acesso à internet; Xeni Jardin, do site Boing Boing; e o ator John Cusack, ativista contra a falta de transparência governamental – “Nós acreditamos em abertura governamental, em transparência. Nao achamos que o WikiLeaks deva sofrer sozinho”, disse Barlow – “Nós esperamos ajudar outras iniciativas semelhantes, organizaçoes que podem exercer uma importante funçao jornalística”.

Segundo Ellsberg, o futuro do WikiLeaks era incerto com 95% de suas doaçoes bloqueadas (!) Ele espera que a fundaçao possa assegurar a sobrevivência do site – “O WikiLeaks nao é perfeito, mas mesmo com todos os seus todos os seus erros ele exerce uma funçao necessária ao expor uma administraçao em que falta transparência”. Nota no Observatorio da Imprensa

 

publicidade

publicidade