Apple pode estar prestes a deixar agência que criou seus anúncios mais icônicos

Pense em algum comercial brilhante da Apple. Ele muito provavelmente foi criado pela TBWA. No entanto, o relacionamento que começou nos anos 80 através de Steve Jobs e Lee Clow e gerou alguns dos anúncios mais memoráveis da marca – como ‘1984’ e a campanha ‘Mac vs. PC’ – pode estar com os dias contados. Matéria do Ad Age revela que a Apple está trabalhando para formar uma agência interna que poderia contar com até 1000 funcionários. Em concorrências recentes, a TBWA/Media Arts Lab, que desde meados dos anos 2000 atende exclusivamente a Apple, já vem competindo com a equipe criativa interna da empresa e até mesmo com outras agências. Ao longo do tempo, cada vez mais trabalhos parecem estar sendo repassados para esse time interno, diz o Mashable – “Desde que Jobs morreu em 2011 e Clow, agora já com 70 anos, se aposentou em 2009, tal ruptura poderia ser esperada. A aparente tentativa da Apple de criar uma agência in-house, no entanto, é bastante incomum. Excluindo marcas da indústria da moda, a maior parte das grandes companhias contam com agências externas. Muitos executivos enfatizam, porém, que a Apple é um caso único, e tem uma boa chance de conseguir”. O Ad Age afirma ainda que a Apple está correndo atrás de alguns dos publicitários de maior renome no mercado para compor sua in-house, até mesmo funcionários da própria TBWA/MAL. A recepçao a essa ideia, no entanto, nao teria sido das mais calorosas, já que muitos acreditam que a Apple perdeu sua ‘energia criativa’. Leia mais aqui.

publicidade

publicidade