Aqui 1 futuro com menos carros e mais bicicletas – quem imagina?

Estive em um curso sobre futurismo e métodos prospectivos para entender um pouco sobre como planejar em 1 mundo de tantas incertezas e mudanças em alta velocidade. A ideia é olhar além das tendências de mercado, que sao de curto prazo e focam na continuidade para olhar para as tendências contextuais, que inspiram as grandes inovaçoes.

Depois de aprender algumas das 40 metodologias de análises prospectivas, fomos testar em torno de um tema e escolhemos este: 1 mundo com menos carros e mais bikes. Em pouco tempo, já pensamos em muitos impactos e possíveis produtos e serviços inovadores em torno desta mudança. Infra-estrutura urbana, saúde, espaços de trabalho, esteiras para ladeiras. Muitas ideias surgiram.

Bom saber como o futuro está mais perto do que imaginamos. No Fórum Mundial da Bicicleta, que acabou neste domingo, 16, muitas coisas já estao virando verdade. Quando deixam de investir em carros, sobra dinheiro para outros investimentos e, em torno das bikes, muitos negócios sao criados. Parte deles você confere no livro Bikenomics, de Elly Blue.

publicidade

publicidade