Arabe-americanos acusam Coca-Cola de racismo por nv comercial do Super Bowl

Grupos árabe-americanos nao estao contentes com a representaçao do árabe no novo comercial da Coca-Cola para o Super Bowl. Acusam a empresa de racismo. No filme, um deles caminha pelo deserto puxando um camelo quando avista uma garrafa gigante de Coca. Em seguida aparecem cowboys, showgirls de Las Vegas e um grupo de valentoes, todos também de olho no refrigerante – assista aqui. A Coca está pedindo que o público vote através da internet para decidir quem leva a melhor – e o árabe nao está na lista (!)

Para Imam Ali Siddiqui, presidente do Muslim Institute for Interfaith Studies, “o comercial é racista, retratando árabes como jóqueis bobos de camelos que nao têm chance de vencer no mundo”. Outro crítico, Abed Ayoub, do American-Arab Anti-Discrimination Committee, diz que ficou mais tranquilo depois de ouvir as explicaçoes da Coca-Cola – segundo a empresa, o personagem árabe representa na verdade um astro do cinema que está gravando um filme no deserto e seu papel será ampliado no spot final, que vai ao ar no dia do jogo. Ainda assim, Abed explica – “A comunidade árabe americana tem experimentado a demonizaçao na TV e na mídia. O fato disso ocorrer em um dos maiores eventos televisivos do ano gerou preocupaçao”. Com Reuters e Business Insider.

publicidade

publicidade