As expectativas – devo, nao nego, posso pagar c/ minha posiçao no ranking de 2014?

A manchete primeiro me surpreendeu – ‘Eike Batista cai de 7o. para 100o. lugar entre os mais ricos do mundo’. Uma queda e tanto! Pior que a da Petrobras. Daí, eu que, de economia nao sei nem desenhar um cifrao, fui lá ver do que se tratava.

“Expectativa, expectativa”, me explicou o jovem da sala ao lado – “O preço das açoes das empresas cai por conta do que se espera delas”. Quis saber entao se a Petrobras continuava com o mesmo patrimônio, ou se aquele monte de petróleo, torre, petroleiro, os prédios nem sempre da melhor arquitetura, mas parrudos, já estavam sendo postos nos cobres – “Nada, tá tudo lá”. Perguntei entao sobre o tal Mercedes na sala do Eike, se tinha sido trocado por um Ecosport, ou mesmo um Uno, afinal, de 7 pra 100 é uma queda brusca – “Imagine”, continuou o sabichao, “isso é tudo uma questao de expectativa”.

Tamanha ciência me encorajou a ligar pra gerente da minha conta. Depois de umas 4 tentativas, ela se dignou a me dizer um alô. Fiz as perguntas de praxe, tudo bem? quando vao te dar a promoçao que você tanto merece? filhote tá bom? e arrematei: Inês, preciso falar com você sobre o meu cheque especial. “De novo? Olha, tem aqui uma linhazinha de crédito mais em conta, só 8%, você cobre o cheque especial e no mês que vem você paga”. Tentei fazer a moça entender que eu queria algo maior – “Olha, dá pra fazer, mas tem uma burocraciazinha, e precisa por o carro como garantia”. O carro? “Pode ser o apê, mas… Ah, o seu é de aluguel, né?” Gerentes sabem como humilhar a gente nessas horas. Mas eu subi de novo na altivez, Inês, pensa grande, o meu problema é passageiro, no fundo é só uma questao de expectativa. “Como assim?” Pois é, a minha expectativa tá ótima, esta semana eu tô fechando um frila com o Gustavo que vai forrar a égua até 2014. “E?” Respirei fundo e segui valente, nao dá pra você considerar essa expectativa maravilhosa e zerar o meu buraco no cheque?

Nao, nao dava e ela agora tinha mais 6 clientes pra atender, mil desculpas e tchau. Juro, nao entendi o que aconteceu, a mulher entende tanto de economia. Acho que vou ligar pro Gustavo. Afinal, que frila é esse que nem pra mudar a expectativa da Inês?

publicidade

publicidade