Operaçao Catilinárias | “Até quando, Catilina, abusarás da nossa paciência?”

A Operaçao Catilinárias, que fez a Polícia Federal chegar hoje aos Trending Topics mundiais do Twitter, ganhou seu nome em referência a Lúcio Sérgio Catilina, “militar e senador da Roma Antiga, célebre por ter tentado derrubar a República Romana”, conforme explica a Wikipedia. Já as Catilinárias sao “uma série de 4 discursos célebres de Cícero, o cônsul romano Marco Túlio Cícero, pronunciados em 63 a.C.. Mesmo passados 2 mil anos, ainda hoje sao repetidas as sentenças acusatórias de Cícero contra Catilina, declaradas em pleno senado romano:

Até quando, Catilina, abusarás
da nossa paciência?
Por quanto tempo a tua loucura há de zombar de nós?
A que extremos se há de precipitar a tua desenfreada audácia?
Nem a guarda do Palatino,
nem a ronda noturna da cidade,
nem o temor do povo,
nem a afluência de todos os homens de bem,
nem este local tao bem protegido para a reuniao do Senado,
nem a expressao do voto destas pessoas, nada disto conseguiu perturbar-te?
Não te dás conta que os teus planos foram descobertos?
Não vês que a tua conspiraçao a têm já dominada todos estes que a conhecem?
Quem, dentre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, onde estiveste, com quem te encontraste, que decisao tomaste?
Oh tempos, oh costumes!

A Polícia Federal cumpriu hoje 53 mandados de busca e apreensao, em locais que incluem as residências do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dos ministros Celso Pansera e Henrique Eduardo Alves e dos senadores Edison Lobao e Fernando Bezerra Coelho. O deputado federal Anibal Gomes e Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro, também sao alvos dessa operaçao da PF. | Imagem: ‘Cícero denuncia Catilina’, afresco de Cesare Maccari.

 

publicidade

publicidade