Ativismo de sofá serve ao menos para levantar o debate e envolver pessoas #youPIX

Além de papos divertidos e brincadeiras como o Grenal Wébico, o youPIX também traz debates sérios. Nesta noite, Daniel Bittencourt (PortoAlegre.cc), Gabriela Guerra (Porto Alegre Como Vamos), Luciano Braga, Gabriel Gomes (Shoot the Shit) e Hernán Efrón contaram as partes boas e as partes ruins do ativismo social, também chamado por alguns de revoluçao de sofá.

Ainda que desmerecido por muitos, o grupo destacou que o engajamento através das redes sociais e de sistemas de petiçao online (como o Avaaz) e de financiamento coletivo (como o Catarse) ao menos ajuda o debate a entrar em pauta no cenário local ou até mesmo nacional. O próprio PortoAlegre.cc é um site que tenta ajudar a melhorar a capital gaúcha notificando em um mapa quais locais da cidade precisam de melhorias, como um cruzamento mais seguro, mais iluminaçao ou reformas na pista.

Esse engajamento online também funciona como uma boa métrica sobre a ideia em si – se ela for boa, a repercussao aumenta e a criaçao pode sair do mundo das ideias para a vida real, como os projetos que sao realizados pelo Shoot the Shit para chamar a atençao para as melhorias que a cidade precisa, como por exemplo a açao ‘Paraíso do Golfe’, que transformou ruas com péssimo estado de asfaltamento em campo de golfe =)

Veja outras sobre o youPIX POA

publicidade

publicidade