Autor do termo ‘nativo digital’ acredita q educaçao do mundo todo precisa de 1 update

Marc Prensky, autor do termo ‘nativo digital’, contou aqui na Campus Party, em SP, que a educaçao atual do mundo inteiro precisa de um update – “Estamos ensinando coisas do passado sem pensar em utilidade no futuro”, afirma, dando razao à reclamaçao de muitos alunos sobre o que se ensina nas escolas.

O problema, segundo Marc, nao é apenas em países em desenvolvimento, mas sim na didática usada pelos professores do mundo todo – ele reforça o conceito de que o professor passou de um detentor de conhecimento para um mentor, um parceiro, um treinador dos seus alunos.

“É preciso lembrar quais valores queremos deixar para as crianças – habilidade de pensar, de se comunicar, de aprender”, frisou, lembrando que as ferramentas que usamos para isso na atualidade serao substituídas, ficarao defasadas e eventualmente ate deixarao de existir, fazendo com que o conhecimento dessas ferramentas todas se torne inútil. Uma cruel verdade.

Separando o uso da tecnologia em ‘trivial’ – que apenas faz diferente algo que já era feito – e ‘poderoso’ – criar novas coisas que nao eram possíveis sem a tecnologia – ele destaca que é hora de deixar os professores fazerem o que a tecnologia jamais será capaz de fazer – ensinar os alunos a pensarem, agirem, se relacionarem e alcançarem o que querem, conceitos reunidos no acrônimo ‘eTARA’ – effective Thinking, Acting, Relating e Accomplishing.

Com isso, a tecnologia continuará sendo aquilo que é para os nativos digitais – “o que permeia todas as coisas que eles fazem” – mas eles terao aprendido algo importante – como se relacionar com essa realidade.

Foto: Twitter da Catho.

publicidade

publicidade