Se biografias nao-autorizadas fossem proibidas, minissérie premiada no Emmy n existiria

A minissérie ‘Behind the Candelabra’, que foi campea do Emmy, vencendo 11 categorias, nao existiria se dependesse do esforço de alguns artistas brasileiros, que querem proibir as biografias nao-autorizadas. Exibida pela HBO, a minissérie conta a história do relacionamento de Scott Thorson e do pianista Liberace. Após o término do namoro entre os dois, Thorson encontrou uma biografia de Liberace que descrevia diversas aventuras amorosas do ex-namorado famoso, todas elas retratadas com mulheres. Claro que era tudo mentira, porque Liberace nao havia admitido publicamente que era gay, pedindo até que a causa real da sua morte – em decorrência do vírus da Aids – fosse escondida.

Em 1988, um ano após a morte do pianista, Thorson publicou uma biografia nao autorizada, ‘Behind the Candelabra: My Life with Liberace’ (‘Por trás do candelabro: minha vida com Liberace’, em traduçao livre), obra que se tornou a base para o roteiro da premiada minissérie, dirigida por Steven Sodenbergh, que foi agraciado com um Emmy como o melhor diretor.

Enfatizando se tratar de uma versao da história de Liberace, sob a ótica de alguém que esteve muito próximo dele, mas que ainda assim pode ter distorcido alguns fatos reais, Mauricio Stycer, crítico de TV do UOL, lembra que, no Brasil de hoje, o livro de Thorson dificilmente seria publicado. Em terras tupiniquins, provavelmente os descendentes de Liberace impediriam na Justiça a distribuiçao do título e a sua chegada às livrarias.

publicidade

publicidade