Blogueiros | Caminhamos p/ 1 sistema de mídia ao redor de Google, Facebook, etc?

A julgar pela The Economist desta semana e pelas opinioes do professor de Colúmbia Tim Wu, expressas em entrevistas ao Estadao no último sábado, caminhamos em velocidade acelerada para um sistema de mídia que vai orbitar ao redor das batalhas que ocorrem entre Google, Apple, Amazon e Facebook (embora eu pessoalmente ainda nao descarte uma boa tacada da aliança Nokia/Microsoft). Nesta ‘Terra de Gigantes’, a sobrevivência dos produtores de conteúdo através da publicidade vai depender de seu alinhamento/integraçao com um ou mais destes grandes grupos para viabilizar sua operaçao.

A economia da mídia tradicional exige uma audiência mínima para ser rentável, dado o custo de viabilizar uma operaçao empresarial para “vender” esta mesma audiência. A digitalizaçao nao aboliu alguns princípios básicos da economia. Um deles é o da reduçao de custos unitários em funçao do aumento de escala. Temos um paralelo histórico com a popularizaçao dos impressos americanos no final do século 19 e início do século passado, descrita por Peter Burke em ‘Uma História Social da Mídia’. A possibilidade da criaçao de jornais locais por causa da popularizaçao das impressoras, embora existente, foi superada pelo desenvolvimento de grandes publicaçoes de alcance regional/nacional, por uma questao de custos variáveis na distribuiçao e venda de espaço.

Um blogueiro pode ser eficiente para produzir conteúdo, mas nao necessariamente em sua venda. Para isto terá que contar com a ajuda de um profissional, e só será remunerado de forma adequada se oferecer aos anunciantes uma audiência suficiente para cobrir os custos do blog e da operaçao de venda. A soluçao para blogs que desejam permanecer independentes, sem recorrer ao post pago (uma lamentável confusao entre o mercado social e o mercado econômico), será fazer parte de uma rede de conteúdo ou criar soluçoes de patrocínio para temas específicos nao vinculadas ao “custo por mil”. Tudo de forma clara e transparente para seus leitores.

Nota do Blue Bus –

O tema será assunto no youPix Rio semana que vem – Os blogs tem cada vez mais relevância em termos de construçao de opiniao, mas continuam sofrendo com a maneira como monetizam essa influência. Venda de mídia tradicional (banners, patrocínios e afins) ainda está restrita aos grandes portais, sobrando algumas poucas opçoes, entre elas o polêmico ‘post pago’. Por outro lado, as marcas estao investindo pesado na construçao das suas próprias audiências online, gerando conteúdo customizado próprio e se mostrando menos dispostas a investir em blogs alheios. Nesse cenário, como os veículos independentes poderao sobreviver? – Debate na 3a feira com Jovem Nerd e Azaghal (co-fundadores do grupo Jovem Nerd), Edney ‘Interney’ Souza (Empreendedor, Professor, Especialista em Comunicação Digital), Julio Hungria (publisher e fundador do Blue Bus), Roberto Cassano (Sócio e diretor de Planejamento Estratégico da FROG) – e mediaçao de Patrícia Moura (Publicitária, especialista em Mídias Sociais, Professora de Marketing Digital).

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