Alimentos e bebidas que nao sao o que parecem ser – mas nao perderam a pose

O mundo dos alimentos e bebidas está sempre  acompanhando comportamentos, hábitos, tendências. Nao sei se somos o que comemos e bebemos mas as marcas destes segmentos sempre ajudaram a construir identidades. Fazer parte de um grupo de bebedores de vinho é entrar num mundo de safras, uvas, vinícolas, países, histórias. Para os amantes da cerveja, mais do que gostar de uma bebida super social e cheia de tradiçoes, já se pode estudar, experimentar rótulos do mundo todo, ser sócio de clubes e se especializar. No mundo dos alimentos a onda de gastronomia e culinária também criou muitas especializaçoes e ainda rituais de iniciaçao.

Em paralelo, por outro lado, há um universo de marcas que desenvolvem produtos para quem gosta de comer e beber determinadas coisas mas, por algum motivo, nao passa muito bem ao consumir. Neste mundo dos sem essência há quase tudo: leite sem lactose, pao sem glúten, cerveja sem álcool, doce sem açúcar. É curioso pensar que a parte mais importante, que nos leva a desejar estes produtos, está sendo tirada deles e, mesmo assim, continuamos comprando. Em muitos casos, há pouca perda de sabor, textura, experiência. Mas, de qualquer forma, é algo esvaziado.

Fico pensando se, no futuro, vamos inventar outros nomes e marcas para estes alimentos e bebidas que nao sao o que parecem ser, que se modificaram. Ou, se vamos continuar transformando, de um jeito funcional, tirando um ingrediente aqui, colocando outro ingrediente ali, mas mantendo a percepçao do original. Vale pensar sobre esta evoluçao, concorda?

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