#Cannes – Dentsu lança o ‘Happy Hacking’, mas vc ja deve ter visto algo parecido por aí ;-)

Direto de Cannes

Assim como anda cada dia mais difícil para as marcas encontrarem atributos exclusivos, também as agências de publicidade correm como loucas atrás de metodologias proprietárias, daquelas capazes de fazer um cliente entregar a conta sem concorrência. Porém, como aparentemente todas as teorias já foram exploradas a exaustao – e nao existem mais Unique Selling Propositions dando sopa por aí – muitas recorrem ao remake melhorado, ou pior ainda, apenas trocam o nome dos conceitos e assumem como suas as ideias de outros.

Feita essa introduçao, vamos aos comentários sobre o seminário da Dentsu, que trouxe para o Palais uma releitura do conceito de co-creation, que eles chamam de ‘Happy Hacking’. Segundo a Dentsu, o verdadeiro sentido de ‘hacking’ passa pela ideia de desafiar o status quo e participar da criaçao de experiências associadas a marcas estabelecidas. E isso pode ser feito por pessoas boas ou mal intencionadas. Os bons estao sendo convidados pela Dentsu para compartilhar seus conhecimentos visando o desenvolvimento de projetos inovadores de marcas conhecidas. Isso passa nao apenas por pessoas comuns mas também inclui os anunciantes, que estao sentando na mesa junto com os criativos para desenvolver novas campanhas, como foi o caso do premiado ‘Connecting Lifelines’, da Honda, que mostrava aos motoristas japoneses quais caminhos ainda estavam trafegáveis depois do terremoto de 2011.

Outro exemplo trazido pela Dentsu foi o do trio japonês ‘Perfume’, um grupo de musica eletrônica. Pois bem, os fãs foram convidados a criar efeitos visuais e coreografias para as 3 meninas do ‘Perfume’. E o resultado foi mostrado no palco do Grand Audi, com as artistas se apresentando ao vivo enquanto efeitos eram projetados em suas roupas.

Você ainda nao entendeu no que o ‘Happy Hacking’ difere da ideia original de co-creation? Pois é, como eu dizia, as agências estao procurando enlouquecidamente metodologias proprietárias… ;-)

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