#Cannes, go viral | Para vender produtos, faça seu cliente rir ou chorar

Direto de Cannes, análise do rosto em frente a tela de 1 computador

Pense em algum video que você viu recentemente na internet e até ajudou a espalhar entre seus amigos. Certamente nao deve ter sido nenhuma explicaçao detalhada do funcionamento do universo. Ao contrário, provavelmente foi algo que fez você rir ou chorar e se emocionar de verdade. Se isso aconteceu, foi porque nosso consumo de conteúdo é cada vez mais movido pelas emoçoes.

Hoje a tarde, aqui em Cannes, René Rechtman, CEO da Be On (antiga Go Viral), dedicou sua sessao para explicar que a avalanche de conteúdo e a multiplicidade de plataformas disponíveis na web fazem as pessoas ficarem cada vez mais indiferentes aos apelos racionais e mais suscetíveis aos emocionais, independentemente do produto. Para se ter uma ideia, um estudo recente do Gunn Report mostrou que campanhas emocionais podem ser até 11 vezes mais eficientes para expandir mercado que as racionais.

Para testar as emoçoes provocadas por videos engraçados ou emocionantes na web existem hoje tecnologias bem avançadas, como o Facial Actions Coding System, capaz de reconhecer reaçoes das pessoas pela análise do rosto em frente a tela de um computador, por exemplo. Esse sistema foi demonstrado aqui no palco do Gran Audi. Outro exemplo apresentado foi o divertido video da TV LG IPS 21.09, que mostra a reaçao de homens ao ver uma tela instalada sobre os mictórios. Essa campanha aumentou em 8% a recomendaçao de marca, em 7% a intençao de compra da TV. E de quebra elevou em 14% o indice dos que consideram a LG sua TV favorita. Ou seja, fazer rir ou chorar também ajuda a vender.

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