#canneslions Agências de publicidade em 2024 farao quase tudo – menos publicidade ;-)

Rice Code, desenhando nos campos de arroz, visao do futuro da publicidade

Todas de Cannes 2014 no Blue Bus patrocinio Santander

Quais serao as expertises das agências de publicidade em 2024? Como elas vao se estruturar? E qual seria a missao delas daqui a 10 anos? Para responder a essas perguntas, a Hakuhodo subiu ao palco do Gran Audi na tarde desse 1o dia do festival. Quer saber as respostas que eles trouxeram? Pois aí vao.

Em primeiro lugar, os profissionais de publicidade terao habilidades híbridas, podendo por exemplo desenhar um hospital, projetar um hotel ou inventar uma maneira de unir o sistema de busca do Yahoo com uma impressora 3D para que as crianças possam produzir objetos a partir do comando de voz.

Do ponto de vista do negocio, as agências vao diversificar sua atuaçao, investindo em negócios como produçao de filmes, operaçao de livrarias ou consultorias esportivas baseadas em análise de dados – mais ou menos como acontece no filme ‘O homem que mudou o jogo’ (Moneyball).

Finalmente, a missao das agências será, segundo a Hakuhodo, influenciar na maneira como as pessoas vivem, numa tendência que eles chamaram de ‘Life Design’. Um bom exemplo disso foi o impressionante projeto de criar desenhos em plantaçoes de arroz em Inakadate, uma pequena cidade japonesa, que mudou a vida da populaçao local.

A conclusao da Hakuhodo é que as agências precisam se reinventar, para nao serem extintas como os dinossauros. Pode ser. Mas dinossauros que tem o monopólio de comercializar espaços de mídia em seu país e recebem gordos incentivos dos veículos de comunicaçao certamente se preocupam menos com o futuro. O que significa que 2024 pode demorar um pouco mais para chegar no Brasil ;-)

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