Caracteres esquisitos fazem iPhone travar e fecham app do Twitter – culpa do Nao Salvo ;)

Se o seu Twitter também andou apresentando bugs e fechando ‘do nada’, nao se preocupe, seu aparelho nao está com problemas, e a culpa é um pouco também do Mauricio Cid, do Nao Salvo. Foi descoberta uma brecha de segurança para sistemas operacionais iOS e OS X que tentam renderizar um trecho de caracteres em árabe (veja acima) – ao serem mostrados na tela de um sistema da Apple, eles causam um crash e fazem o aplicativo fechar.

Em aparelhos Android, os caracteres sao inofensivos, mas o Nao Salvo se engajou em um novo desafio para irritar os proprietários de iPhone – incentivou o espalhamento do trecho de texto no Facebook, Twitter, Whatsapp, mensagens SMS, entre outros, o que tem feito com que muitos smartphones começassem a apresentar um curioso ‘defeito’, já que basta ter o código mostrado na tela pra causar a pane.

Eu mesma nao tinha entendido o que estava acontecendo com o meu app do Twitter – depois de rolar a tela por alguns minutos, simplesmente fechava. Atualizar o app também nao resolveu. Agora deu pra entender qual é o problema ;)

O Ars Technica disseca tecnicamente o caso e explica que trata-se de uma falha na API CoreText da Apple, que também leva a erros no sistema operacional OS X, o que fez os caracteres árabes serem apelidados de ‘unicode da morte’, em comparaçao com a ‘tela azul da morte‘ do Windows ;)

Para alívio dos proprietários de produtos da Apple, o Ars também esclarece que, por enquanto, o bug é considerado apenas uma inconveniência, já que nao pode ser usado (até agora) para ataques ou roubo de informaçoes. Uma das soluçoes sugeridas pela publicaçao é o uso do navegador Firefox, que nao usa o CoreText e, portanto, nao causa o bug. Obrigada ao Abraao Cardozo pela dica.

Observaçao – os comentários desta postagem foram desativados para evitar problemas.

publicidade

publicidade