Churnalism, 1 site que ajuda a separar jornalismo de cópias de releases

Em 2011, jornalistas britânicos ficaram indignados com o excesso de cópias de releases que apareciam no noticiário e protestaram contra a prática, que ficou conhecida como ‘Churnalism‘. Na época, foi criada uma ferramenta que comparava textos da imprensa com um vasto banco de dados britânico, que deixava evidentes os trechos descaradamente copiados.

Agora, a Sunlight Foundation criou uma versao norte-americana da ferramenta, feita com código livre e que tem um banco de dados de press releases muito mais abrangentes, analisando informaçoes da PRNewsWire, Casa Branca, EurekaAlert, empresas da lista das 500+ da Forbes, entre outras fontes de conteúdos provenientes de assessorias.

A intençao é que os leitores possam comparar textos jornalísticos com releases para entender o quanto a informaçao foi averiguada ou trabalhada e quais notícias sao apenas um copiar-e-colar dos textos dos assessores. Se usado com cuidado, o site pode ajudar a separar o ‘jornalismo preguiça’, que acontece especialmente no campo da ciência, mais complicado de entender e de explicar para o leitor, do jornalismo de verdade. A dica é do Mashable.

publicidade

publicidade