O cinema, este grande construtor de marcas – mas sem merchandisings forçados ;)

Ninguém duvida da importância do cinema na construçao de marcas. Considerado oficialmente a 7a arte, a partir de 1912, quando 1 intelectual italiano escreveu o “Manifesto das Sete Artes”, colocados ao lado da literatura, música, pintura, dança entre outros grandes disseminadores, os filmes nos falam muito sobre comportamento, tradiçoes, rituais, valores e culturas. Acredito que a imagem dos USA com seus cowboys, astronautas e super-heróis seria bem menos disseminada sem os seus inúmeros blockbusters que aprendemos a assistir desde a nossa infância. Também conhecemos muito da Europa através do cinema italiano e francês.

O Brasil retratado no cinema e mesmo nos documentários ajudou a levar para o mundo uma imagem sensual, paradisíaca, exótica. Carmen Miranda, a pornochanchada, as aves protagonistas, de Zé Carioca aos amigos de Blu, em ‘Rio’, tudo isso ajudou a fortalecer a ideia de uma caricatura feita de samba, futebol, Carnaval. Parece que agora existe uma oportunidade de construirmos uma outra marca para o país e de levar para o mundo uma imagem mais próxima da nossa realidade de hoje. Uma parceria entre uma produtora carioca e outra francesa parece que vai mostrar o Rio de Janeiro ao longo dos seus mais de 400 anos com todos os seus desafios, complexidades, sem esquecer suas belezas e way of life.

Além dos países, o cinema ajuda a construir marcas de produtos e colocá-las em contextos culturais através de personagens, diálogos e cenas inesquecíveis. O carro do 007, os óculos dos heróis mais charmosos, o cigarro das mulheres mais sensuais, sem falar nos perfumes, relógios, e tentos itens que apareceram nas grandes telas e se integraram ao poder do cinema de contar histórias. Imagino que este momento de incentivo a um cinema brasileiro pode ser uma grande oportunidade para nossas marcas aparecerem para o mundo e torço para que nao seja, por favor, em merchandisings forçados e sem ligaçao com a trama!

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