‘Como os jornais vao reagir se houver derrota do seu candidato a prefeitura de SP?’

Artigo de Luciano Martins Costa hoje no Observatorio da Imprensa constata que  “a 1a rodada de pesquisa do Datafolha depois do 1o turno das eleiçoes em Sao Paulo contradiz todas as previsoes anunciadas pelas pesquisas anteriores e até mesmo pelo resultado parcial das urnas.
Aparentemente, se estiver correto o levantamento do instituto, Fernando Haddad, candidato do PT, leva uma vantagem de 10 pontos porcentuais sobre seu adversário José Serra, do PSDB”.

Raciocina – “Essa circunstância cria um cenário interessante para observar o comportamento da imprensa paulista nas duas próximas semanas – como os jornais vao reagir diante da hipótese de derrota do candidato que apoiam explicitamente?”

Segue – “A Folha de S Paulo, que controla o instituto Datafolha, evita declaraçoes diretas mas suas escolhas editoriais diárias nao deixam dúvidas quanto a suas preferências. O Estado de S Paulo já fez seu manifesto em favor de José Serra, em editorial de 2 semanas atrás, no qual concitava o eleitor a evitar o candidato ‘aventureiro’ e sem programa de governo e descartar o outro, cujo partido, segundo o jornal, tem por prática o ‘aparelhamento’ do Estado (…..)”.

Comenta – “Tanto a Folha quanto o Estadao deveriam anunciar, diariamente, que sua visao de mundo nao contempla a hipótese de o partido no poder central superar o episódio do chamado ‘mensalao’ e conquistar a prefeitura da maior cidade do país (…..)”. Lembra que “o PSDB, que se beneficia dessa preferência dos jornais, ainda terá que enfrentar o julgamento do seu próprio mensalao”.

Conclui que “teremos, entao, duas alternativas – a imprensa tentará digerir a possibilidade de ver o poder mudar de maos na capital paulista, com uma cobertura equilibrada, ou vai se lançar à aventura conforme o roteiro dos marqueteiros de campanha da candidatura em desvantagem” (…..)

Leia a integra do texto no Observatorio.

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