Corrigir, disfarçar, valorizar – truques femininos em tempos de photoshop

É só dar uma lida nos livros de história para descobrir que a vida das mulheres nao parece ter sido muito fácil ao longo da trajetória humana. Fora alguns raros exemplos de matriarcado, o modelo de sociedade que adotamos é etnocêntrica, patriarcal e bastante orientada por valores masculinos. Se quisermos nos aprofundar no assunto, antropólogos, psicólogos e sociólogos nao faltam.

Sem me aprofundar nos últimos acontecimentos, como as manifestaçoes nas praias do Rio, as marchas, ou falar sobre o feminismo, movimento que ainda nao estudei a fundo, minha reflexao aqui é bem mais modesta. Sei que os truques de beleza femininos vao além das nossas trisavós. Cremes, fórmulas, receitinhas familiares para a pele, o cabelo, o corpo sempre existiram. Muitos viraram produtos de grandes marcas de cosmética.

Também sei o que valoriza ou nao valoriza o meu tipo. Fiquei assustada com o que li em revistas femininas. Algo como auto-bronzeador para nao chegar na praia parecendo branca, disfarce de olheiras para nao parecer cansada, hidratante para disfarçar vasinhos, lingerie para sumir com barriga, empinar bumbum e afinar cintura. Fico pensando se o advento do photoshop, que cria mulheres imaginárias. nao aumentou a busca por um ideal inatingível. Uma dica: fujam destes disfarces. A perfeiçao só existe após um bom trabalho de design! ;)

publicidade

publicidade