Quando dar nome aos bois é puro branding | texto da Tania Savaget

Conheço alguns estudiosos de branding e, sempre que pergunto sobre a origem do termo, a resposta é a mesma: branding tem origem no verbo “to burn” e está ligado às marcas que os criadores faziam no gado para identificar sua origem. Esta marca, ainda hoje, tem valor e significado. Nao é à toa que frigoríficos estao investindo em comunicaçao para mostrar a origem da carne que comemos. Mais do que isto, os nomes que foram criados para identificar os cortes de cada pedaço do boi também sao cheios de significado e podem nos fazer gastar mais 1 pouco. Rim, fígado, tripa sao consideradas carnes mais baratas, enquanto Filet mignon, Picanha e Maminha sao mais nobres.

As grifes de carne e as casas uruguaias e argentinas trouxeram ainda mais sofisticaçao para a mesa e novos nomes e marcas. Aqui em Sao Paulo, além de tradicionais restaurantes que lotam nos finais de semana apesar do preço alto que cobram por seus Ojo del bife, Bife Ancho, T-Bone e outras delícias, existe um aumento das boutiques de carne, que têm jeitao de loja de grife e serviços de compra e entrega pela internet. Se fôssemos avaliar estes suculentos pedaços exclusivamente por seu valor nutricional talvez descobríssemos que, apesar de mais durinhos e nao tao saborosos, chã, patinho e lagarto sao bem parecidos com os cortes mais famosos e as marcas das fazendas/empresas que garantem qualidade.

Muito além da gastronomia, no mundo dos rodeios e do negócio de sêmen, os nomes dos touros também sao marcas que ajudam a valorizar cada animal e uma imensa indústria. Quem gostaria de encarar Pesadelo, Agressivo, Insano, Legendário, Mundo Acabado, Tsunami, Juízo Final, Bandido, UTI, Alcapone? Cada um deles fala sobre características dos touros, mas ajudam a tornar os rodeios mais interessantes. Quando o assunto é sêmen, que pode ser vendido por R$ 10 mil, os nomes mudam um pouco. Billy Fancy Paul, Anandy, Aladim ganham sobrenomes das fazendas e criaçoes. Tudo isto sem esquecer o mundo feminino de Mimosas, Giseldas e Maricotas, vaquinhas que, só porque ganharam nomes, fizeram muitas crianças sofrerem na hora do seu desaparecimento e transformaçao em bife!…

publicidade

publicidade