Decolar.com da Argentina – denunciada por sonegaçao fiscal e apoiada pela mídia

Deu no Argentinaetc

A maior agência argentina de viagens online despegar.com, que no Brasil opera com o nome decolar.com, foi impedida pela Receita Federal da Argentina (Afip) de continuar operando. O fisco daqui acusa a companhia de manipular seu faturamento em paraísos fiscais e desta forma sonegar impostos.

As investigaçoes começaram depois que foram feitas denúncias de usuários informando que nao recebiam comprovantes fiscais válidos de suas compras no portal. Segundo fontes judiciais, reveladas pela agência de notícias Telam, a despegar.com movimentou cerca de USD 625 milhoes em 2013, 10 vezes mais do que as vendas declaradas pela companhia (!)

A Receita Federal da Argentina enviou um comunicado às Receitas de todos os países onde a despegar.com opera alertando sobre esta manobra. A despegar.com conseguiu uma liminar na Justiça argentina para continuar operando, e essa novela está apenas começando.

O mais interessante dessa história é ver como a mídia defende a empresa, um dos mais importantes anunciantes do país. Na principal manchete de sua primeira página de ontem, o jornal La Nación mentia aos leitores – foto – informando que a Afip teria determinado a interrupçao das atividades da despegar.com sem ordem judicial, quando na verdade a ordem tinha sido dada por um Tribunal Penal Tributário, como parte de uma investigaçao iniciada em 2013 por sonegaçao de impostos.

publicidade

publicidade