Depois do Circuito das Águas, estradas do vinho e a vez da maconha – viva o turismo!

Atrair turistas

Há muitos anos, diziam meus avós, muita gente bacana passava temporadas em hotéis chiques na regiao do sul de Minas, no chamado Circuito das Águas. Quem faz muito a viagem Rio-SP pela Via Dutra pode ver a placa com o nome da regiao, que ainda está lá. Na época, este turismo era destinado a quem tinha problemas de saúde que, segundo médicos prescreviam, podiam ser curados pelo poder de águas sulfurosas e minerais de todos os tipos. Em torno deste hábito, foram construídos parques com teleféricos, hotéis e uma rede de serviços – do passeio de charrete às feirinhas de artesanato.

No circuito internacional, depois da febre do vinho e da culinária, proliferaram os roteiros de vinhos e azeites. Sao estradas e mais estradas na Itália, na França, na Espanha com roteiros de degustaçao, visita aos vinhedos, experimentaçao de outros produtos típicos. Na Califórnia nao é diferente. Numa busca rápida no Google você acha vinícolas, restaurantes, motoristas que levam e trazem os turistas que querem beber cada gota dos vinhos oferecidos. E, claro, no melhor estilo estadunidense, em cada lugar há uma lojinha com um monte de souvenirs de todos os tipos pra encher a mala: livros, aventais, canecas etc.

Agora, com a liberaçao da maconha no estado do Colorado, empresários já estao de olho neste novo mercado e estao unindo forças para fazer negócios. A revista High Times, especializada no tema, já está arrecadando fundos e sabe que o segmento vai atrair muita gente. Além das produtoras, distribuidoras e vendedoras, já estao sendo desenhadas redes de café, como as de Amsterdam, mas com possibilidades de degustaçao, avaliaçao da erva e muitos produtos. E, claro, muitos produtos temáticos, como roupas, objetos de decoraçao e kits para consumo próprio. Já, já, chega ao Trip Advisor e ao Booking!

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