Desperdício de mais da metade da verba também em mídia social? | Coutinho

Segundo o Digital Influence Report de 2013, recentemente publicado pelo Technorati, mais da metade dos anunciantes prevê um aumento superior a 40% no seu gasto com mídia social este ano. Mas boa parte desta verba pode ser desperdiçada ao nao atingir os ‘influenciadores’ mais importantes na decisao de compra (processo no qual, segundo a pesquisa, os blogs tem papel fundamental). Para o Technorati, ao utilizar metodologias tradicionais de painéis de audiência, que nao captam adequadamente o comportamento de diversos nichos, e ao confiar exclusivamente em métricas de tráfego como indicadores de sucesso, as marcas colocam apenas 6% da sua verba de mídia social sobre os influenciadores.

Como já observamos em outras ocasioes, uma rede social é muito mais que um simples fenômeno de mídia, e ao tratá-las desta maneira as empresas perdem oportunidades que vao muito além da simples exposiçao de marca. Utilizar um indicador de mídia (audiência) como substituto de participaçao ou influência é uma bobagem do ponto de vista da dinâmica social. Ao mesmo tempo, o estudo confirma a existência de um “ecossistema de mídia”, no qual somente a mídia social ou açoes tradicionais nao funcionam de forma eficiente – sites de notícias e de varejistas superam ou igualam a influência de redes sociais no processo de compra, segundo o estudo. A necessidade de integraçao exige que os processos de compra, venda e avaliaçao de exposiçao baseados nos padroes industriais de meados do século passado sejam repensados para atingir um consumidor cada vez mais digital!

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