‘Diferenciado’ é o que mesmo? Texto da Tania Savaget, leia aqui

Desde os meus tempos de redatora costumo implicar com a palavra ‘diferenciada’ que, pra mim, sempre me pareceu um recurso típico de quem nao tem muito pra falar e “enche linguiça” com uma palavra meio bacana, meio de efeito, meio sem significado. Quando comecei a trabalhar com embalagens aprendi que é preciso entender o equilíbrio entre paridade e diferenciaçao porque, em alguns casos, a embalagem é tao diferenciada que rompe os códigos da categoria de tal jeito que nao conseguimos entendê-la e consumi-la. Em experiência de marca ser diferenciado, cada vez mais, requer um olhar amplo pras pessoas, seus momentos, as dinâmicas envolvidas – pra nao ser um tiro ne pé.

De uns tempos pra cá, a palavra ‘diferenciada’, pelo menos aqui em Sao Paulo ficou muito ligada ao ser VIP e às reflexoes sobre o processo de inclusao vs exclusao numa cidade tao ligada ao consumo. O episódio de Higienópolis, que tem 2 anos, ainda é lembrado como um exemplo negativo do conceito ~diferenciado~ está aqui.

A convivência entre diferenciados e nao diferenciados é uma questao importante a ser considerada num tempo em que as pessoas esperam das marcas um papel que vá além do que elas fazem para seus públicos “alvo” – atrair uns nao deve criar rejeiçao em outros.

Mesmo quando o foco é só atrair seus possíveis clientes, as narrativas e ofertas parecem fazer pouco sentido: conveniência, exclusividade, conforto. Será que vale? Numa sala de cinema você pode pagar R$ 28 ou R$ 60 por um ingresso. A diferença é o tamanho da cadeira, que reclina bastante e o serviço de garçom que serve mais coisas do que a simples pipoca. Numa academia de ginástica você pode pagar entre R$ 600 e R$ 2.000 pelas mesmas 3 vezes por semana mas pode escolher entre uma área privada (VIP) e um professor exclusivo. Até no laboratório você pode pagar mais para ter uma salinha privada e um lanchinho mais bacana depois do exame de sangue. Com cada vez mais gente tendo acesso ao mundo dos diferenciados mais ele precisa se reinventar para manter pessoas interessadas nele. Qual será o próximo significado de ser diferenciado? ;)

publicidade

publicidade