Dupla brasileira fala sobre criaçao do comercial de absorvente que fugiu do clichê

Melhor comercial de absorvente de todos os tempos”. “Genial”. “Sensacional”. “Impactante”. “Propaganda tem que ser assim”. “Isso sim é um comercial para mulher”. “Lindo”. “Maravilhoso”. “Excelente”. Esses sao apenas alguns entre as centenas de comentários que o Blue Bus recebeu depois de publicar o comercial ‘Blood’, da agência AMV BBDO para a marca de absorventes Bodyform. Diferente dos tradicionais comerciais da categoria, ‘Blood’ nao tem medo de sangue – mostra mulheres praticando vários esportes e sangrando devido ao esforço físico. A intençao é mostrar que a menstruaçao nao deve ser encarada como empecilho para a realizaçao de exercícios, o que fica ainda mais claro com a assinatura do filme – “Nenhum sangue vai nos segurar”.

Blue Bus, o 1º veículo brasileiro a divulgar o comercial, conversou com o redator Caio Giannella e o diretor de arte Diego Oliveira, brasileiros atualmente morando em Londres que trabalharam na criaçao do filme. A dupla diz que “a AMV ganhou a conta com o conceito ‘Live Fearless’ mas nunca chegou a fazer uma campanha de marca. Quando recebemos o brief era para lançar esse conceito. Tínhamos 3 áreas para explorar, uma delas mais focada em esportes. Um dia, no meio de um monte de ideias, falamos sem prestar atençao… nao é estranho que todo mundo acha normal ver sangue em atletas, mas quando se trata de sangue menstrual todo mundo evita o assunto? Daí caiu a ficha e a campanha se escreveu. Além do filme e mídia impressa, criamos uma plataforma chamada Red.Fit que dá dicas práticas para as mulheres continuarem se exercitando durante os 28 dias do ciclo menstrual. A base teórica da plataforma foi feita através da parceira com a St. Mary’s University, Twickenham, University College London e a estudante de doutorado Georgie Bruinvels. Depois, já com a liçao de casa feita, fomos atrás de outras parcerias para oferecer suporte para cada uma das 4 fases do ciclo menstrual. Criamos receitas com a rede alimentícia Leon, exercícios com a rede de academias Frame e uma série de podcasts motivacionais com uma coach olímpica. É só o começo da campanha. Até porque só conseguimos produzir 20% das ideias apresentadas inicialmente.

Eles afirmam que a ideia da campanha nao era quebrar o tabu da propaganda, “mas pareceu meio óbvio que nao dava para fazer naquele molde antigo”. A respeito da participaçao das mulheres no projeto, contam que o time inteiro na agência é de mulheres – atendimento, planejamento, produtora do filme, produtora de arte, além do cliente. “A ideia inicial era fazer o filme com uma diretora mas o tratamento que mais nos empolgou foi o do Jones+Tino. A visao deles fala da natureza da mulher, do espírito de guerreira, algo que vinha do interior feminino e isso nos encantou.” Sobre a repercussao positiva do comercial, tanto no Brasil como na Inglaterra e em outras partes do mundo, Caio e Diego se dizem muito felizes – “Acho que o filme veio na hora certa. O mundo está precisando mudar em várias áreas e essa é uma delas. Na nossa opiniao, as marcas têm um dever quase que cívico de ajudar nessas mudanças. Provocar discussao e quebrar barreiras. Está sendo muito legal ver o que o pessoal escreve nos jornais, sites, blogs, revistas e no Twitter. Nunca vimos tanta gente falar tao bem de uma marca. Muito menos de uma propaganda. Até agora só tivemos comentários positivos”, afirma Caio. A propósito, a dupla acredita que há um outro tabu que precisa ser quebrado – “Homem também pode fazer campanhas voltadas para o público feminino e vice-versa. A conversa só enriquece quando pessoas com diferentes backgrounds trazem sua voz e ponto de vista.

Ainda nao viu o comercial? Quer assistir de novo? Clique aqui.

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