E já temos a 1ª polêmica de Cannes – um app que nao funciona, mas ganhou Leao

O ‘I Sea’ é um aplicativo com uma missao nobre – prevenir a morte de refugiados por afogamento. O app promete enviar imagens de satélite do Mar Mediterrâneo, em tempo real, para os smartphones dos usuários, que podem entao identificar embarcaçoes em situaçao de perigo e pedir ajuda para a MOAS (Migrant Offshore Aid Station). O problema? A tecnologia fica só na promessa. Ao invés de mostrar imagens em tempo real, descobriram que o ‘I Sea’ mostra a mesma imagem estática para todos os usuários, junto com um boletim meteorológico da Líbia, dando a impressao de que trata-se de um feed de satélite ao vivo. A criaçao é da Grey de Cingapura, que nesse domingo, dia 19, disse em um post em seu blog que o app estava em modo de testes. No dia 15 de junho, no entanto, a agência divulgou um vídeo – esse mesmo que você vê nessa nota – que apresentava o app como totalmente operacional, diz o AgencySpy.

O trabalho foi apresentado como uma parceria com a MOAS, mas a organizaçao esclarece que “nao desenvolveu o app com a Grey for Good. Tudo que podemos dizer é que o app parecia interessante conceitualmente, mas falhou miseravelmente na execuçao. (…) Nós fomos convidados a apoiar o lançamento do conceito do app apenas. Por isso fomos incluídos no press release.” Fontes indicam que a Grey acelerou o lançamento do app para coincidir com o Festival de Cannes e o World Refugee Day, celebrado nessa 2ª feira. Ainda ontem o Adland tinha falado sobre o assunto, perguntando como um app que nao funciona foi parar em um shortlist do Cannes Lions. Pois bem – o app que nao funciona agora ganhou um Leao de Bronze na categoria Promo & Activation. Ainda ontem a Apple removeu o aplicativo de sua App Store por nao cumprir a regra 1.1.6, que proíbe informaçoes e recursos falsos. Leia mais sobre isso na Adweek, no Gawker e no Guardian.

isea-app-cannes

publicidade

publicidade