Pesquisa conclui que maioria dos jornalistas brs nao utiliza os releases

Imagem ilustrativa

No levantamento Sondagem EVCOM Nacional de Jornalistas, realizado online pela agência EVCOM, com 318 jornalistas no Brasil, 56% dos profissionais disseram nao utilizar com frequência os releases enviados pelas assessorias de imprensa em suas reunioes de pauta. 74% afirmaram que, dos releases recebidos, no máximo a metade gerou alguma matéria. Para Thiago Costa, Diretor de Projetos da EVCOM, a atual crise na imprensa, com o fechamento de publicaçoes e demissao em massa de jornalistas, reforça a necessidade de se encontrar 1 novo modelo de relacionamento entre assessores e jornalistas – “Nao podemos continuar no modelo release e follow up” – diz – “já que 76% dos jornalistas que respondem à oferta de pautas, estao disponíveis para um encontro para discutir pautas pessoalmente”.

Para 42% dos entrevistados, uma pauta inédita é determinante para chamar a atençao de 1 editor, enquanto 30% deles afirmam que o grande chamariz nas pautas sao dados adicionais que as contextualizem – como estatísticas, imagens e pesquisas – já que com o esvaziamento das redaçoes o tempo é mais apertado para a apuraçao profunda da pauta, segundo Costa.
 Também ficou evidente na pesquisa o forte crescimento das redes sociais – 75% dos entrevistados disseram que fazem uso delas para procurar fontes ou pesquisar pautas. As redes mais utilizadas sao Facebook (69%), Twitter (10%) e LinkedIn (4%).

publicidade

publicidade