A estratégia de marca – uma história e uma prática | texto da Tania Savaget

De tempos em tempos surge um novo livro de Branding com uma abordagem um pouco diferente das anteriores. Alguns destes autores apareciam por aqui com menos frequência do que nos últimos tempos. Talvez porque, apesar da capa da The Economist, sugerindo queda do Brasil apos uma decolagem festejada – muitas marcas internacionais estejam vindo para cá, em vários segmentos – dos mais pesados, como infraestrutura, petróleo e logística, até os mais leves, como moda, bens de consumo e fast foods. É importante ler os livros, acompanhar os blogs e artigos e, se possível, assistir às palestras dos novos gurus, mesmo que você ache que nao vai ouvir uma grande novidade.

Estava na platéia assistindo a um deles com uma amiga também professora de Branding e brincamos que somos caçadoras de cases. Para quem dá aula e trabalha no mercado, é importante ter cases novos para discutir com alunos e clientes. O palestrante começou com alguns cases antigos, o que nos decepcionou um pouco. Palestra precisa ser como cinema: tanto o slide quanto a cena inicial precisam te convencer de que vai valer à pena investir seu tempo – cada vez mais precioso – sentando naquela cadeira. Ao longo da apresentaçao, ficamos mais animadas, com cases interessantes da P&G, GE, Coca Cola, AT&T, BMW, entre outras. O mais bacana foi o poder se síntese e o resuminho no último slide que ajuda a reter a mensagem.

Foi mais ou menos assim… Uma marca deve ter uma história para contar. Com uma mensagem central clara e precisa. Você pode e deve reinventá-la ao longo do tempo, mas a estrutura deve ser mantida. Deve ter um ponto de vista que faça a diferença na vida das pessoas: um valor humano, um arquétipo, uma preocupaçao, um desejo. Algo com que as pessoas se importem. E que você possa contar facilmente respondendo ao “o que”, “como”e “porque”. Depois, esta história precisa virar prática e ser muito bem executada. Para isto é preciso ter um plano estratégico, começar por seu público interno, reinventar antigos pontos de contato, criar novos e dar oportunidades para as pessoas contarem suas histórias, viralizando sua mensagem. Ele mostrou este vídeo, que resume bem – veja acima ;)

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