Facebook revela q manipulou feed de usuários para realizar experimento psicológico

O Facebook é mais do que uma rede social, também é oficialmente um laboratório online de ciências”. Assim o The Next Web introduz a notícia de que o Facebook revelou ter manipulado o feed de notícias de cerca de 700 mil usuários para conduzir uma espécie de experimento psicológico. Basicamente o que a rede social fez foi mostrar a alguns desses usuários mais posts positivos e, a outros, conteúdo emocional negativo publicado por seus amigos. A ideia era descobrir se a emoçao contida nos posts era contagiosa, e o Facebook concluiu que sim – aqueles expostos a conteúdo positivo se mostraram, da mesma forma, mais positivos em suas atividades na rede social nos dias seguintes, e vice-versa.

O problema é que a revelaçao do estudo nao pegou bem. Muitos usuários da plataforma questionam a ética por trás do experimento, alegando terem se sentido cobaias de laboratório, já que nao foram em momento algum avisados da manipulaçao de dados. Enquanto isso, o Facebook se defende dizendo que, quando se cadastram no site, os usuários dao permissao para possíveis experimentos. Mas a verdade é que até a editora do estudo, que foi publicado no PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America), diz estar “um pouco assustada”. Para Susan Fiske, professora de psicologia na Princeton University, a pesquisa “é éticamente ok do ponto de vista regulatório, mas ética tem a ver com decisoes sociais”. E questiona – “Sabe-se lá que outras pesquisas eles estao fazendo?” Sobre esse assunto leia mais no Mashable e no The Atlantic.

publicidade

publicidade