Feitas para durar… cada vez menos | O desafio das empresas, Tania Savaget

O livro Feitas para Durar, de Jim Collins, publicado em 94, trouxe algumas boas ideias, muitas delas já incorporadas em modelos de gestao do mundo todo. Ao falar sobre algumas empresas visionárias, suas ideologias, valores e práticas, fica claro que nao existem fórmulas 100% prontas e que, muitas vezes, o que funciona para uma nao funciona para outra.

Entre muitos conceitos, o livro fala sobre continuidade e que as empresas visionárias assumem compromissos de longo prazo. Mas, afinal, o que é longo prazo? Segundo estudo do Net Future Institute, o ciclo de vida das empresas na internet é ainda menor do que os 12,5 anos de média de vida das empresas no Japao e na maior parte da Europa.

Cada vez mais acredito que as empresas sao feitas para mudar e é aí que boa parte delas nao dura. É preciso estar 100% atento aos contextos, planejar com base em um olhar amplo para as pessoas, seus valores e desejos. E é preciso estar 100% atento ao ambiente interno para evoluir com base no que a empresa tem de melhor e no que ela realmente pode fazer diferença. A ideia nao é ser melhor do que seu concorrente, mas ser melhor para o que/quem com um propósito inspirador.

publicidade

publicidade