Globalizaçao da violência, globalizaçao dos linchamentos | Daniel Oiticica em Buenos Aires

Deu no Argentinaetc – As 1001 Sherazades da mídia argentina – o comunicado de Adolfo Pérez Esquivel

A globalizaçao da violência vem globalizando também o absurdo contra-ataque de linchamentos. Vários casos estao ocorrendo aqui na Argentina com enorme repercussao na mídia local. Na verdade, a Justiça com as próprias maos nao é um tema de debate, como muitos tentam instalar, mas apenas outro tipo de crimeO debate é outro: exclusao, desigualdade, sistema penal corrupto, mídia, etc

Raquel Sheherazade foi uma voz quase dissonante da mídia brasileira, mas pode-se dizer que sua canalha defesa da barbárie teve uma virtude do ponto de vista da chamada honestidade intelectual. Ela disse o que pensava e ponto.

O problema aqui (na Argentina) é que a mídia nao se limita a dar voz à honestidade intelectual de suas 1001 Sherazades. Aproveita os casos isolados de linchamento para incitar mais linchamentos e o que é pior, convalidar essa prática como reaçao normal de uma sociedade que está cansada da violência e da impunidade.

O programa Duro de Domar realizou uma excelente reportagem sobre o assunto, mostrando a canalhice dos grandes meios de comunicaçao e seu esforço por instalar (fogonear, como se diz aqui) medo e caos, e o tao perigoso efeito contágio.

O melhor da reportagem sao as declaraçoes do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel e sua entrevista ao jornalista Jorge Lanata do Grupo Clarín. Em um comunicado, além de condenar os linchamentos, Esquivel analisa o papel da mídia argentina:

“Nao é certo que nós argentinos somos uma sociedade violenta. É importante que de uma vez por todas existam auditorias sobre os conteúdos dos meios de comunicaçao para que nao se permita promover o pânico social e a vingança. Quando um só delito é repetido durante 24 horas em todos os canais centenas de vezes, significa que cresceu o delito ou vai crescer o medo?”

Leia a integra do comunicado de Adolfo Perez Esquivel aqui. Deliciosa é a sátira da revista Barcelona – veja lá em cima. Abaixo a reportagem sobre a Linchelândia do programa Duro de Domar

publicidade

publicidade