Globo recomenda ao jornalismo evitar pautas positivas sobre a Copa (Daniel Castro)

“A Globo distribuiu na semana passada uma recomendaçao a todos os jornalistas da rede para que adotem uma cobertura equilibrada da Copa do Mundo, que ocorre no Brasil de 11 de junho a 13 de julho. A orientaçao vale principalmente para os profissionais que trabalham para o Jornal Nacional”.

Nota do Daniel Castro hoje no seu Noticias da TV diz que “coordenadores de cobertura da Copa de todas as afiliadas foram orientados a transmitir a repórteres e editores a mensagem de que a Copa e a seleçao brasileira sao uma paixao nacional, mas que irregularidades deverao ser denunciadas e pautas positivas deverao ser evitadas, a nao ser que “surjam naturalmente”… – “Reportagens que mostram como a Copa está beneficiando grupos de pessoas, como os comerciantes vizinhos a estádios, já nao estao sendo produzidas para o Jornal Nacional”.

Diz Daniel que “jornalistas da Globo entenderam a mensagem da seguinte forma: nao se deve enaltecer a Copa para nao passar a mensagem de que a emissora é aliada da Fifa, organizadora do evento. A rede, enfim, irá cobrir tudo, sem tirar nem por. Só haverá oba-oba em cima da seleçao e seus craques, caso o Brasil, é claro, faça uma boa campanha”.

E comenta – “Se no jornalismo a ordem é procurar distanciamento, na publicidade o posicionamento da Globo é de emissora oficial da Copa”. Conta – “A Globo lançou sábado um novo comercial, chamado Cadeiras, sob o conceito Agora Somos um Só, cuja proposta é mostrar “como a televisao, com a transmissao de uma Copa do Mundo, tem a magia de colocar o país todo na mesma vibraçao”.

publicidade

publicidade