Google vai cobrar anunciantes apenas pelos anúncios visualizados

O Google anunciou nessa 5ª feira que cobrará os anunciantes apenas pelos anúncios que foram visualizados, iniciativa essa que afeta mais de 2 milhoes de sites na sua rede de anúncios. “Se você é um anunciante e um ser humano nao viu o seu anúncio, entao francamente nada mais importa”, afirmou Neal Mohan, vice presidente dos produtos de publicidade do Google. Segundo o Financial Times, o problema dos anúncios que nao sao vistos vem atormentando a indústria global de publicidade online – estima-se que cerca de metade nunca sejam visualizados, e uma grande parte apenas é vista quando o usuário desce a página até o final. Apesar de taxas de crescimento explosivas, a publicidade digital representa apenas 1/5 dos investimentos em marketing, e o Google espera que ajudar os anunciantes a medirem a eficiência das campanhas incentive mais investimentos. A gigante da web usa um benchmark que considera um anúncio ‘visualizável’ se mais de 50% dele está visível na tela por 1 segundo ou mais, e usa suas próprias tecnologias para detectar nao apenas se a peça é visível mas também qual parte é visível – ainda assim, nao consegue rastrear se a pessoa de fato olhou para o anúncio ou para outras partes do site.

publicidade

publicidade