Hollywood segue uma agenda politica? – A reaçao no Irã ao premio para ‘Argo’

Aos olhos do governo iraniano, a escolha da primeira-dama americana, Michelle Obama, para anunciar o Oscar de melhor filme para ‘Argo’, esta noite, é a prova definitiva de que Hollywood segue uma agenda política. Na primeira reaçao oficial de Teerã ao Oscar, as agências pró-regime Mehr e Fars disseram que a Academia só recorreu a Michelle Obama por se tratar de um “filme anti-Irã”.

A avaliaçao foi corroborada por críticos de cinema alinhados com o regime, que já anunciou planos de lançar uma superproduçao para divulgar sua visao da tomada de reféns na embaixada – “Ficou claro que o cinema e a política nos EUA estao totalmente interligados”, disse o crítico Hossein Soltan Mohammadi.

Também foi rejeitado o discurso de vitória do diretor e ator Ben Affleck, no qual disse que “os iranianos vivem sob circunstâncias terríveis”. Segundo a Mehr, Affleck “distorceu a história e continua mostrando uma imagem sombria do Irã”. O professor de cinema Jabbar Azin afirmou que ‘Argo’ foi pensado e financiado por “sionistas” para servir a “arrogância global”.  Saiu agora na folha digital.

Todas do #Oscar2013 no Blue Bus

publicidade

publicidade