Pesquisa do Ibope para OAB – populaçao quer reforma política imediata

O Ibope foi contratado pela OAB para conhecer a opiniao da populaçao sobre o tema reforma política. A pesquisa é para a Ordem dos Advogados e o Movimento de Combate à Corrupçao Eleitoral (MCCE). O levantamento, feito com 1.500 pessoas entre 27 e 30 de julho, informa que 85% dos entrevistados sao a favor da reforma, destes 84% querem que as mudanças valham já para as eleiçoes de 2014. Pela sondagem, 92% disseram ser favoráveis à realizaçao da reforma por meio de projeto de lei de iniciativa popular. 78% da populaçao também nao aprovam doaçoes de empresas às campanhas políticas. Além disso, 80% defendem a imposiçao de limites de gastos para uso em campanhas eleitorais e para 90% a pena para caixa 2 de campanha deve ser mais rigorosa. Deu no Uol Notícias.

Conforme a pesquisa, a populaçao está disposta a mudar a forma de eleiçao dos deputados. Foi sugerida uma lista de propostas e candidatos, que recebeu 56% de apoio, enquanto 34% preferem a maneira atual. Questionados posteriormente sobre quais temas receberiam votos caso fossem propostas ao invés de candidatos, a saúde apareceu com 56% das mençoes, seguida por educaçao com 20%.

A pesquisa também dá base à proposta Eleiçoes Limpas, defendida pela OAB, MCCE e outras 70 entidades que já têm 1 projeto de iniciativa popular para reforma política baseada em 3 eixos: o voto em propostas e depois em candidatos, o financiamento limitado de campanha (sem participaçao de empresas) e a maior liberdade de imprensa na cobertura das eleiçoes.

publicidade

publicidade