ICANN | Gov americano saiu de cena – mas nao quer a ONU no comando

A partir do próximo ano, a gestao dos endereços na internet nao estará mais na dependência do Governo dos EUA. Foi anunciado na 6a feira – O contrato entre o Governo americano e a ICANN, organismo responsável pelo funcionamento dos endereços, termina em 2015 e nao será renovado. Aberto o caminho à internacionalizaçao da tarefa, começa a discussao sobre o futuro – talvez ja esta semana em 1 encontro da ICANN em Singapura.

Em anúncio publicado na 6a feira, a proprio ICANN havia adiantado que assume a tarefa de conduzir 1 processo de transiçao, onde espera a participaçao dos interessados, sejam paises ou empresas – “Estamos convidando governos, o setor privado, a sociedade civil e outras organizaçoes de internet de todo o mundo a juntarem-se a nós”,

Se hoje em dia, as decisoes da ICANN já tem como base 1 modelo de consensos, que implica uma discussao aberta entre técnicos, acadêmicos, empresas e governos, há a defesa em alguns países, entre os quais Brasil e a China, da ideia de que as tarefas da ICANN deveriam ser entregues a 1 organismo internacional, como a ONU.

Mas… o Governo dos EUA nao abriu mao sem estabelecer condiçoes – Nao quer que nenhuma organizaçao governamental passe a tomar conta da ICANN – o que afastaria a hipotese da tarefa ser confiada ao International Telecommunication Union, agência das Naçoes Unidas…

publicidade

publicidade